Patologia alzheimer

TRATAMENTO DE ALZHEIMER

Descubra como a terapia canabinoide pode auxiliar no tratamento da doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, e, por enquanto, não há terapias que reduzam a taxa de progressão do Alzheimer ou qualquer outra doença neurodegenerativa associada à velhice.

No entanto, o Sistema Endocanabinoide é altamente expresso no hipocampo e no córtex cerebral, e o uso de canabinoides pode estimular a formação de novos neurônios no hipocampo. Efeitos benéficos em vários sintomas relacionados à demência também foram relatados em ensaios clínicos após tratamentos com canabinoides.

O tetrahidrocanabinol (THC) têm mostrado um forte potencial terapêutico para o tratamento de inflamação neuronal e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, com efeitos neuroprotetores. Além disso, o canabidiol (CBD) é neuroprotetor, sendo capaz de reduzir a resposta inflamatória e prevenir a longo prazo defeitos de memória. A combinação de CBD e THC, portanto, mostram potencial terapêutico a indivíduos com Alzheimer.

Referência: Abate, G.; Uberti, D.; Tambaro, S. Potential and Limits of Cannabinoids in Alzheimer’s Disease Therapy. Biology. 2021.

ARTIGOS SOBRE TERAPIA CANABINOIDE

Fique por dentro de nossos artigos sobre assuntos relacionados a terapia canabinoide.

×